Muitas vezes passamos em frente as vitrines e simplesmente enlouquecemos com roupas, sapatos e futilidades entre “ aspas” , mais e quando você para pra pensar, e lembra que seu guarda roupa ta explodindo de peças e que você simplesmente precisa doar algumas que você não usa ha muito tempo, mas pelo contrário, você quer comprar mais e mais, isso é uma necessidade ou é apenas consumismo exagerado e compulsivo? Se você não consegue ficar sem comprar uma peça de roupa pelo menos uma vez por semana, ou se o seu cartão de crédito vive com limite estourado, então você pode sim, ser considerada compulsiva por comprar. Cuidado, o ato de comprar dá prazer, por isso pode ser considerado um vicio, ou até mesmo uma doença, já que o prazer não esta no objeto comprado e sim no ato de comprar.
Somos vitimas do consumismo exagerado e muitas vezes nem percebemos, comprar é bom, é ótimo, nos faz relaxar em meio a tantas preocupações, porém muitas vezes o que é pra aliviar, nos lança em um mar de dividas, preocupações e até mesmo desespero por não ter como pagar.
Mas a pergunta é como controlar essa compulsão? Muitos até procuram analistas em casos mais radicais, ou simplesmente se livram do cartão de crédito na primeira chance, será que isso funciona, ou é apenas temporário? O primeiro passo é assumir que é sim uma compulsiva, mas isso não é fácil não, se você sofre de ansiedade, todo dia ta de cara nas vitrines, ta sempre comprando uma peça ou outra e as vezes até modelos iguais e geralmente não usa, então ta na hora de se policiar, se o caso é mais grave, ajuda de analistas e terapeutas são muito bem vindas, e não é vergonha procurar ajuda, pois ele pode te salvar de uma instabilidade financeira e familiar e muitas vezes até a falência.
Evite andar sozinho ou na companhia de pessoas que adoram comprar sem limites, vá com uma pessoa mão fechada ( ou o popular pão duro) e evite a atenção exagerada de alguns vendedores que não estão nenhum pouco preocupados com problemas financeiros, eles podem te incentivar a comprar algo simplesmente porque precisam alcançar metas.
Pergunte a si mesmo se você realmente precisa do produto que quer adquirir, ou se isso vai atrapalhar seu financeiro mensal, administre e você verá que a sensação de culpa e arrependimento pós compra ira diminuir com o tempo e com certeza você ira cuidar melhor das suas contas pessoais e familiar, mas lembre-se que buscar ajudar não é vergonha e sim coragem para admitir que se tem um problema e buscar a solução para dar fim a famosa compulsão por comprar.
Um comentário:
Adorei a matéria Pamella, graças a Deus sou bem controlada, amo moda, mas sou consciente com gastos.
Postar um comentário