Sempre que eu vejo fotos e vídeos de celebridades dos anos 80, eu percebo que era um mundo cheio de glamour e também de exageros….cabelos desconectados e com muito gel, Madonna com seus crucifixos e dando inicio a tendência do pulseirismo, cores vibrantes como o roxo, o pink o metal, o abuso do brilho, blushs marcados, legging em cores cítricas, jaquetas de brilho, etc….
Tudo era muito colorido e esvoaçante..exatamente como a personagem que eu sempre cito por aqui “Viúva Porcina” da novela Roque santeiro que foi interpretada por Regina Duarte – Porcina era exagerada, usava muito blush, sombras fortes, muitas jóias, brilhos, cores e abusava dos batons vermelhos. Virou ícone para muita perua enrustida. E até hoje continua ditando moda para algumas, de certa forma.
Mas a pergunta é; O que realmente é exagero, o que é estilo e o que é cafona?
Até onde vamos pra mostrar que somos fashion? existiu uma época em que usar muitas pulseiras no braço era o ápice do momento, outra em que era coisa do passado e cafona, e agora dizemos simplesmente que o pulseirismo é a trend do momento. Lembra quando usar blush marcado era totalmente glam? e agora quanto mais natural o make melhor, os blushs rosados e rouges, foram substituídos por um coral ou terracota natural.
Usar maxi colar, maxi brinco e entupir o dedo de anel ou o braço de pulseira é fashion? ou voltamos a era de madonna e seus crucifixos (que foram substituídos por caveiras), pérolas, pencas de pulseiras e batom vermelho? Acho que na verdade a moda desde seu nascimento e evolução, vem dando as pessoas a oportunidade de escolherem se querem ficar com o estilo dos anos 50, 60, 70, 80 e por ai vai… mas adaptar essa moda a era em que vivemos seria bom né?
Colhendo toda essas informações sobre o o que foi e voltou nas tendências, não ceder ao cafona é tentar dar equilíbrio as tendências e procurar não misturar um make carregado, maxi acessórios, maxi joias, cores fortes, Tudo junto ao mesmo tempo! em favor do fashionismo. Eu acho o pulseirismo lindo! mas devo saber quando usar o braço carregado de pulseiras e equilibrar com um look mais clean, ou se uso um maxi colar não tenho a necessidade de colocar maxi brincos encher o dedo de maxi anel .
A proposta é brincar com a moda e com as tendências passadas dosando equilíbrio nos elementos que compõem o look. Afinal, deixar aflorar o lado viúva porcina as vezes não faz mal a ninguém, mas tudo isso sem sair da proposta e cair no cafona.
2 comentários:
Adorei o novo post, realmente as vezes eu me pergunto se o estilo deve ser aquele imposto pela moda ou se é da própria pessoa, porque todas as vezes que vemos alguém usando algo não tão "normal" olhamos sempre com aquele ar de preconceito, mas quando a gente mesmo se veste com um estilo diferente vemos os mesmos olhares confusos e sorrisos debochados daqueles que simplesmente não entendem nada da verdadeira tendência de moda e sofisticação! Afinal para mim ter estilo é para poucos, pois nem sempre aquela tendência de moda cai bem na pessoa, eu mesma quando uso uma maquiagem fora dos padrões do dia a dia de cores terrosas, que pra mim são sem graças, as pessoas ficam olhando, rindo, mais no fundo gostariam de saber como eu faço isso e na hora daquela balada só sabem fazer o olho preto esfumado (que nem sempre é esfumado e bonito) porque simplesmente não arriscam nas novidades e nem tem estilo próprio!
Obrigado, é verdade..bem sabemos o quanto é ruim quando este tipo de situação acontece. Falta uma mente mais aberta pra entender o que é moda e o que é cafonice.
Postar um comentário