Hoje acordei com vontade de filosofar, de repente deu um estalo na cabeça e parei pra pensar, afinal o que é a moda? E porque as mulheres se sentem tão regradas a seguir as tendências. Somos robotizadas pela indústria a usar aquilo que nos impõem? Ai é que ta a coisa, porque uma amiga me perguntou: Pamella, se eu quiser estar na moda, tenho que vestir aquilo que colocam nas passarelas ou nas ruas e revistas mesmo que eu não goste? A coisa não funciona bem assim gente, a palavra moda como sabemos vem do latim Modus que quer dizer costumes e estilos, logo na minha percepção, a moda colhe costumes e estilos do mundo inteiro e leva para as principais passarelas do universo um mix de etnias e variedades.
Vestir marcas importantes e conceituadas nem sempre faz de você um fashionista ou um antenado nas tendências, você pode sim estar totalmente in na moda e ter estilo usando peças anônimas, criando sua marca pessoal, expressando suas idéias e sentimentos. A moda pode ser definida como a tendência de consumir aquilo que a indústria nos oferece, mas você não é obrigado a consumir, ou vestir o que a moda dita, as opções de tendência servem para que você possa escolher aquilo que se adapta melhor ao seu estilo, seu corpo, sua rotina e seu bolso, é claro.
A moda pode ser considerada uma arte sim, em uma era onde as mulheres conquistaram o mercado de trabalho e seu status em um mundo totalmente machista, a moda é muito mais do que apenas consumir, é criar, é planejar e transparecer um reflexo do que a sociedade representa em cada época, por exemplo, as pessoas na década de 70, 80 e 90 tinham um estilo de se vestir, e tudo isso refletia na sociedade e padrões da época, na música, nos artistas daquela década, nos políticos e no cinema.
Através da moda, podemos expressar sentimentos e idéias, independente de poder aquisitivo, o que antes se restringia a nobreza, hoje é algo muito mais além do dinheiro e manipulação das indústrias, afinal hoje somos nós que ditamos a moda, o street style, os fashionistas ficam de olho no que ta rolando nas ruas de todo o mundo e no que as pessoas estão pensando e tentando expressar para então levarem isso para os suas coleções e passarelas e depois voltar ao corpo das pessoas com a sua marca pessoal, por isso não se deixe ser manipulado, crie, inove, invente e reinvente, faça a diferença.....afinal se a moda é uma arte, nós somos os seus artistas.
Moda é muito mais que roupa, que acessório, foto na revista, desfile na passarela. Moda é você…ser você mesmo, expressar tudo que é seu, no silêncio do seu guarda-roupa, no “toc-toc” do seu sapato e no jeito que você arruma (ou desarruma) os cabelos.
Por isso, não espere que alguém diga à você o que usar. o que sentir. onde buscar
be kind to youself, se respeite.
A moda é você quem faz!!
2 comentários:
Eu sempre achei que a moda é o que vc veste e não o que os outros dizem. Parabéns pela matéria Pamella.
ñ sei se vc lembra de mim, mas nos conhecemos no shopping, vc tava querendo uma meia calça colorida e foi la na C&A e eu te ajudei a encontrar. lembra?
Júlia Conceição
Oi Julia, obrigado pela visita...eu lembro vagamente, lembro da ocasião sim, obrigado pela ajuda. bjoss
Postar um comentário